DOCE DE PERA-PORTUGUESA.

Postado por: José De Mauro.

Algumas vezes, ao passar por uma fruta ou ingrediente um alarme dispara dentro da minha cabeça; esta semana esse alarme foi acionado por uma embalagem onde se amontoavam 12 perinhas-portuguesas, lembrei do aroma da calda quente onde flutuavam perinhas na minha infância e da receita simples para obtê-las – antes que a cabeça pensasse a mão já havia recolhido o pacote e colocado cuidadosamente junto aos legumes.

A pera-portuguesa é uma fruta pequena, rija – exceto quando totalmente madura, originária da região de Sintra – Portugal e lá conhecida por “pera dura do oeste” madura é cheia de sumo, doce e de sabor característico, ou deveria dizer peirístico. Gosto do doce feito com as peras bem maduras mas podemos faze-lo com as frutas ainda duras e mais ácidas.

Ingredientes para 10 porções:

800 gramas de pera-portuguesa, de 10 a 12 frutas

Suco de 1 limão diluído em ½ litro de água

1,5 litros de água

1 quilo de açúcar

10 gramas de canela em pau

8 a 10 cravos-da-índia

Opcional – 6 grãos de pimenta-do-reino, aumentam o sabor da calda e devem ser retiradas dela ainda quente

Opcional – 1 copo de vinho do porto branco doce, as vezes ajuda, principalmente com as peras menos maduras

Zest de limão – dois pedaços pequenos da parte verde da casca do limão, sem a parte branca que é amarga

Modo de fazer:

Lave bem e descasque cuidadosamente as perinhas, deixe-as de molho na solução de água e limão para não escurecerem. Em uma panela de tamanho adequado coloque os 1,5 litros de água e deixe levantar fervura, com auxílio de uma peneira vá juntando o açúcar, mexendo para dissolver completamente.

Deixe ferver por cerca de 20 minutos, ou até reduzir a 1 litro de volume, durante esse tempo há formação de uma espuma fina e amarelada na superfície da calda que se acumula em um ou dois pontos da superfície, com auxílio de uma colher de servir, grande e de cabo longo retire e descarte essa espuma. Nas laterais da panela haverá cristalização de parte do açúcar, isso não interfere no processo.

Adicione então a canela, os cravos, a pimenta e o vinho se desejar, abaixe o fogo para médio e com cuidado, coloque as peras nessa calda, use uma colher grande para que elas entrem na calda com delicadeza, sem queimar as mãos e sem respingos.

Cozinhe as peras por cerca de 20 minutos, se estivem bem maduras, ou até ficarem macias por igual – espete um palito para verificar. Desligue o fogo, acrescente o zest de limão e deixe esfriar na panela tampada. Passe da panela para um recipiente, neste momento retire o zest de limão, e leve a geladeira, sirva com creme de leite batido ou outro acompanhamento.

6 Respostas para “DOCE DE PERA-PORTUGUESA.

  1. Marcus Correa

    Rapaz! que delicia de sobremesa!!!!

    Mas acho que soh trocaria os cravos (q nao sou muito fã) por um aniz estrelado. O que vc acha? 🙂
    Abraços!

    • Marcus, são os pequenos ajustes que fazemos nas receitas, creio que fica tão bom quanto, o anis é mais perfumado, o que favorece um ponto fraco desse doce normalmente pouco aromático, por outro lado gosto do sabor do crava então… dificil decidir. creio que usaria o aniz nas peras ainda duras e o cravo nas mais maduras. Vou tentar conseguir mais peras, uma vez que esta porção vai para o chá que a Paty está preparando com as amigas aqui em casa. Abraços.

  2. Vou tentar fazer na semana que vem e te digo como ficou. Aproveitar pra abrir um Colheita Tardia que ja tenho aqui em casa a um bom tempo…

    A proposito! hoje comprei o trio “Corpo e Alma”, da Dona Flor. Ainda nao degustei nenhum, mas estou louco pra isso. Soh o aroma deles ja me deixou bem entusiasmado.

    Abraços!

  3. sandra dealbuquerque croso

    doce da minha infancia,é difícil de achar essas perinhas,fui presenteada por uma amiga e achei a sua receita,pois naquela época eu só comia,e as achava deliciosas,vou fazê-las,depois te conto.Obrigada!

    • Olá Sandra! Em Sampa costumo encontrar perinhas no Santa Luzia, na Alameda Lorena – nos Jardins.
      Algumas vezes encontro tambem no Varanda Frutas – junto a Ponte Cidade Jardim e em visitas a feira livre da Vila Romana.

  4. Fiz e aprovo, ficaram muito gostosas, todos que provaram gostaram

Deixe um comentário