7 – RETROGOSTO

De repente tudo muda. Após escrever alguns posts no Foie Gras Literário comecei meu próprio blog o Charutos Viagens e Todo o Resto, partilhando alguns posts com a Patrícia, minha maravilhosa esposa no Pedacinhos do Mundo Etc e Tal. Após algumas conversas decidimos pela unificação dos blogs, Charutos e Pedacinhos que em algum momento futuro serão encerrados.

Desde Janeiro de 2011 estamos postando apenas neste novo blog.

Esperamos assim unir nossas forças para escrever sobre nossas experiências neste Imenso Mundo e quem sabe unir o público que nos prestigia.

O nome RETROGOSTO foi proposto pela Patrícia enquanto pensávamos em um nome adequado. Nome apropriado, bastante usado na área gastronômica, mas que não consta do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa publicado pela Academia Brasileira de Letras em 2009, após a última reforma.

Retrogosto, o gosto que fica na boca quando após provar uma bebida ou alimento. O sabor pode ser maravilhoso ou não, mas com certeza ele estará lá. Nos vinhos, charutos, cafés e guloseimas ele é desejado e procurado, faz parte da magia.

Acho que viagens também deixam retrogosto assim como a vida, a estes chamamos de lembranças.

No resto manterei a mesma filosofia que venho praticando no Charutos e termino com o mesmo brinde de meu primeiro post lá.

CENTO ANNI.

Retrogosto do francês arrière-goût.

Definições encontradas:

Dicionário Aurélio – Comemorativo dos 100 anos

(ô) [De retr(o)- + gosto.]
Substantivo feminino. ( apesar estar no Aurélio o certo é masculino; JDeM)
1. Enol. O sabor específico deixado na boca pelo vinho após alguns instantes de deglutido. [Nos melhores vinhos o retrogosto persiste por um tempo maior do que o habitual.]

Academia do vinho. com. br: RETROGOSTO ou AROMA DE BOCA – sensação gustativo-olfatória (prefiro o termo gustativo-olfativo) final deixada pelo vinho na boca, após ser deglutido ou cuspido. Ela é percebida através da aspiração do ar pela boca, o que provoca a sua passagem pela nasofaringe (comunicação entre a boca e o nariz) e a consequente estimulação dos receptores olfatórios no nariz. Alguns estudiosos preferem utilizam a palavra retrogosto para as sensações desagradáveis percebidas ao final da degustação

Enoblogs. com. br: O retrogosto é uma sensação que aparece após termos engolido ou expulsado o vinho da cavidade bucal.

#retrogosto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s