VINHOS ENVELHECIDOS.

Postado por: josé De Mauro.

Este texto é sobre bebidas alcoólicas. Lembramos que o seu consumo por menores de idade, menos de 18 anos, é proibido por lei assim como por motoristas de qualquer idade. Além disso é sempre bom lembrar que devemos beber com moderação.

Sou como um vinho, quanto mais velho melhor… Esta frase, quase um ditado popular não passa sequer perto da verdade. Na prática pouquíssimos vinhos melhoram com a idade. A maioria envelhece rápido e desmorona em forma de um líquido de sabor e odor lamentáveis. De modo geral para que um vinho envelheça bem ele deve ser potente em sua juventude, ter uma boa dose de taninos e condições de armazenagem perfeitas, ou quase. Variação de temperatura, vibrações e movimentação no transporte exposição a luz solar são os principais incômodos que podem fragilizar um vinho e impedir seu envelhecimento. Poucos sobrevivem – muito poucos mesmo – de modo geral e nas condições do Brasil um vinho com 10 anos de idade íntegro é um milagre, somos um país tropical, quente – o que não é bom para o vinho – e nossa arquitetura não leva o precioso líquido em consideração o que dificulta as condições ideais de armazenagem. Por maior que seja nosso esforço os vinhos declinarão mais rapidamente e, talvez nunca atinjam o ápice que desejamos.

Outra dificuldade é que vinho envelhecido não parece nem um pouco com vinho novo. Se você pretende achar frutados e florais em um vinho envelhecido a decepção será grande, vinhos envelhecidos tem couro, madeira, terra, petróleo, frutas secas… As sensações são totalmente diferentes do frescor e alegria dos vinhos jovens e podem não agradar a quem não apurou seu paladar. São vinhos sólidos, não servem para refrescar.

São também vinhos caros, e que não devem ser consumidos sem a devida cerimonia, posso tomar um Chianti com um bom prato de macarrão mas para um Brunello Riserva preciso de uma pasta e um molho especiais. E finalmente – nada garante que esses vinhos sejam melhores dos que os vinhos jovens, são mais difíceis de fazer, raros e caros mas não se adequam a todos os paladares, aceitamos a tradição e isso nos basta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s