ALHEIRA – EMBUTIDO PORTUGUÊS.

Postado por: José De Mauro.

No dicionário Aurélio: alheira [De alho + eira] Substantivo feminino.

1 Vendedora de alhos.

2 Enchimento em forma de U, oriundo de Trás-os-Montes, feito com pão e várias carnes, como vitela, frango, peru, pato, coelho, e mais raramente, porco, temperado esp. com alho e defumado durante uma série de dias; come-se ger. Depois de frita em azeite de oliva.

Comi minha primeira alheira em 1983, na região de Mirandela, até hoje seu gosto permanece em minha memória e creio só será igualado em um retorno até lá. Entretanto já que essa viagem não está disponível vamos tentar outras opções.

No Mercado Municipal de Pinheiros, no andar de baixo, junto a uma das escadas existe um box que vende uma alheira bastante recomendável (vende também uma boa calabresa apimentada) e em minha passagem por lá comprei uma, fiquei com saudades após comer a farinheira do “Tasca da Esquina”.

A alheira surgiu, segundo as lendas que correm por ai, de uma artimanha dos judeus que obrigados pela Inquisição a abraçarem as leis católicas a criaram para mostrar que comiam carne de porco – o que é proibido pelo judaísmo – embora este embutido não leve carne de porco na receita, pelo menos na original. Enganavam assim a Inquisição, não desrespeitavam sua fé e convenhamos, comiam bem!

Particularmente não creio nessa história, acho sim que a alheira surgiu do aproveitamento de carnes e outros ingredientes que de outra maneira seriam perdidas e hoje transformou-se em iguaria. Vamos ao prato.

Ingredientes para 1 porção:

1 alheira – costuma pesar entre 250 e 300 gramas

Azeite para fritar

1 ovo frito

Acompanhamentos tradicionais:

Batatas assadas

Batatas cozidas

Brotos de nabiça cozidos que, em Portugal, são chamados de grelos…

Ou a minha escolha substituta: Esparregado de espinafre – veja receita postada segunda-feira passada – dia 26/ 09/ 2011.

Modo de fazer:

Fure a alheira com um garfo, veja a foto ao lado, em todo o comprimento e de ambos os lados, mesmo assim ela acaba por rasgar e vazar um pouco, exceto se for bem nova. Aqueça o azeite e frite-a dos dois lados até o ponto desejado, demora de 2 a 4 minutos por lado.

Em um prato arrume a alheira, os acompanhamentos escolhidos e o ovo frito, acompanhe com uma taça de um bom vinho português.

Anúncios

3 Respostas para “ALHEIRA – EMBUTIDO PORTUGUÊS.

  1. Primeira vez no blog, excelente!!! Retornarei sempre. Vou tê-lo como blog a ser por mim segurido. Abraços do Universo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s