ESPARREGADO DE ESPINAFRE.

Postado por: José De Mauro.

Do Dicionário Aurélio: esparregado

[Part. Subst. de esparregar.] Substantivo masculino.

1Guisado de ervas, depois de cozidas, picadas e espremidas.

2 Lusitano Creme de espinafre.

Sempre que compro espinafre lembro desta receita, a maneira mais saborosa de cozinhar uma verdura e que aprendi a fazer em Portugal há muito tempo atrás, comprei uma alheira, um tipo de linguiça portuguesa e tive que improvisar os acompanhamentos e logicamente lembrei do esparregado. Posto primeiro esta receita e em seguida o prato de alheira.

A verdade sobre o espinafre é que apesar de ser um pouco mais rico em ferro e cálcio do que os demais vegetais ele também possui ácido oxálico que inibe a absorção desse elemento pelo organismo humano, tornando sem efeito esse pequeno acréscimo e podendo causar dificuldades para que o corpo absorva o cálcio de outras fontes. O consumo de grandes quantidades de espinafre pode levar a intoxicação. Seu consumo deve ser feito em pequenas porções pelo seu sabor pois não é uma fonte nutricional segura.

Esta receita pode ser elaborada com outros vegetais, já fiz com folhas de alface, agrião, escarola e couve.

Ingredientes para 4 porções:

1 maço de espinafre

4 dentes de alho

1 colher de sopa de leite em pó e água se necessário, pode usar também ½ copo de leite

2 colheres de sopa de farinha

Azeite o quanto baste

Sal agosto

Modo de fazer:

Limpe o espinafre e retire os talos mais grossos, leve para cozinhar em uma panela com água e sal, escorra pique miúdo e reserve.

Pique os dentes de alho e refogue no azeite em fogo alto, despeje o espinafre e refogue um pouco, abaixe o fogo e despeje o leite em pó e a farinha, se necessário coloque um pouco de água, deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre.

Acompanha bem embutidos, carnes em geral, frutos do mar de sabor intenso e bacalhau. Esta receita foi feita para acompanhar uma alheira que se come com brotos de nabiça, que são difíceis de encontrar aqui em São Paulo.

Anúncios

2 Respostas para “ESPARREGADO DE ESPINAFRE.

  1. Fiquei curiosa com a receita, testei e gostei do resultado. Eu havia uma vez visto a descrição do Camara Cascudo sobre esparregado no seu livro História da Alimentação e não fazia idéia do que fosse. Sempre fiz o tradicional creme de espinafre e o resultado nem sempre saía bom. Porém a origem do creme acho que vem do esparregado, né?! Prefiro agora o esparregado pois é mais simples, sem frescura e não tem como errar. Valeu a informação!

    • Olá Irmgard. Obrigado pelo seu comentário. A receita é realmente atrativa e o resultado saboroso, alem de ser de fácil preparo.
      Quanto ao creme de espinafre originar-se do esparregado não existe menção disso na literatura que possuo, mas pode ser. Creio porém que trata-se de uma coincidencia culinária, onde o creme surgiu independentemente do esparregado pois trata-se de uma receita bastante elaborada, criada provavelmente em ambiente profissional enquanto o esparregado possui atributos mais caseiros (poderiamos dizer que é até grosseiro com seus vegetais em pedaços) mas eu realmente não tenho base para sustentar nenhuma das duas afirmações.
      como tantas outras coisa da cozinha vivemos mais das lendas do que das certezas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s