DEFEITOS AO FUMAR CHARUTOS – A LINHA DE QUEIMA.

Postado por: José De Mauro.

Este texto é sobre charutos, portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.

Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito, mas não se proíbem os carros.

Quantas vezes começamos a fumar um bom charuto e logo no primeiro terço ele começa a queimar mais rápido de um lado e a linha formada pela base da cinza vai inclinando, inclinando e em pouco tempo uma das laterais da capa ameaça formar uma unha pendurada na ponta do nosso antes magnífico charuto.

Esse defeito aparece em todos os charutos, dos mais simples (e baratos) até os melhores (e caros) sem aviso, caixas das quais fumamos metade sem nenhuma ocorrência de repente apresentam um tortinho, quase sempre quando não estamos afim de problemas. A causa mais provável embora ninguém que trabalhe no ramo pareça dar importância a isso é a área onde a junção da borda das folhas do miolo encontra com a capa, internamente o capote, aparentemente alguns charutos ficam mais soltos nessa parte e facilitam o avanço da brasa por essa massa menos densa de tabaco.

Cortar a parte saliente costuma espalhar cinzas e ao reacender a parte cortada solta uma nuvem de fagulhas pelo ar. Correções com líquido, molhando parte do charuto são mais demoradas e acabam desviando a atenção do objetivo, o aroma do charuto.

De todas as formas de correção que tentei a menos agressiva foi a de reacender essa área de queima mais lenta com o isqueiro tomando os devidos cuidados, e continuar a fumar esperando não ter que repetir a operação. Fazer isso logo que notamos o problema digamos, quando a inclinação está com cerca de metade do diâmetro do charuto de altura é o ideal.

Anúncios

4 Respostas para “DEFEITOS AO FUMAR CHARUTOS – A LINHA DE QUEIMA.

  1. JM,

    é… essa é a melhor solução que eu também encontrei para esse tipo de defeito.

    abraço,

    Frank

  2. Outro problema que ocorre é quanto chupamos o charuto e a fumaça não vem, isso já aconteceu comigo com charutos cubanos, dominicanos e brasileiro. Acabei jogando fora e acendendo outro, deu dó, mais fazer o que. Alguém tem uma solução para quando isso ocorre?
    Abs
    Osmar Brito

    • É o que se chama de “charuto plugado”, por algum motivo durante a confecção o fluxo do charuto é interrompido por alguma obstrução que dificulta a passagem do ar quando aspiramos.
      Infelizmente ocorre mais do que gostaríamos e sem dúvida estraga o prazer.
      Na maioria das vezes é possível resolver com algum cuidado. Antes de tentar acender o charuto verifique, aspirando e soprando através dele se o fluxo está correto. Caso sinta muita resistência deslize os dedos sobre a sua superfície tentando encontrar pontos mais duros, massageie com cuidado e, se você tiver sorte haverá uma melhora. Um método mais drástico e que requer bastante cuidado é inserir um arame fino, uso um clips de papel esticado bem reto, e atravessa-lo no comprimento do charuto afim de romper eventuais pontos de restrição. Essa técnica necessita de prática pois sempre existe o risco de furar a lateral do charuto se o metal se chegar a ela. É um trabalho de paciência e cuidado e que as vezes não funciona. É lógico que se vamos jogar o charuto fora vale a pena tentar. Tenho uma caixa de Cohiba que tenho que furar um em cada 3 charutos. Comprei no free shopping e a devolução é problemática, então…

      • Osmar Brito

        Obrigado, vou tentar todas as sugestões, o pior que pode acontecer é pegar outro charuto…rs

        Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s