DOBRADINHA COM FEIJÃO BRANCO RECEITA DA MAMÃE – DONA VERA

Por: Patrícia Silva De Mauro

Este é um prato que tem muita personalidade, ou amem ou odeiem, faz parte das receitas da minha mãe, dona Vera, só como a que ela faz, tenho receio de comer em outros lugares. Estou no primeiro trimestre de gestação, e como todos devem saber os enjoos nesta fase são diários o que faz até perder a vontade de comer para não passar mal, mas o que percebi até agora é que, quando estamos com vontade de comer alguma coisa o enjoo desaparece e podemos comer o quanto queremos, e a vontade louca que me deu foi desta dobradinha, mesmo assim fiquei com muito medo de fazer, pois o cheiro de refogando um cebola me embrulha,  até que um dia, liguei e pedi a receita, comprei os ingredientes e enfiei as caras para fazer. Detalhe:  Não senti enjoo com a cebola refogando.

Dicas importante:

Depois de limpar a dobradinha, esfregue e esprema um limão na dobradinha. Escalde a dobradinha no mínimo 4 vezes, intercalando a água do escaldado com uma colher do sumo de limão e outra não. tudo isso é para diminuir o cheiro enjoativo que a dobradinha possui, vamos a receita:

Ingredientes para 4 porções:

1 cebola grande picada

2 dentes de alho grande picado

1 linguiça paio escaldada picada

100 gramas de feijão branco

1 cenoura picadinha

500 gramas de dobradinha picada

300 ml de molho de tomate

1 pitada de açafrão em pó

2 folhas de louro

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Salsa a gosto, apenas no final do cozimento

Modo de preparo:

Na panela de pressão coloque, a cebola e o alho deixe refogar, coloque a dobradinha e deixe dourar bem,acrescente na seguinte ordem: o açafrão, feijão branco, paio, cenoura, louro e  misture a cada ingrediente adicionado, por último o molho de tomate. Deixe levantar fervura por um minutinho e cubra com dois dedos acima dos ingredientes com água. Deixe na pressão em fogo baixo por 25 minutos, abra a panela e misture a salsa. Pronto é só servir.

Minha mãe costuma incluir batata, eu até cortei 1 batata média, mas não achei necessário, caso queira, coloque um pouco mais de água e deixe cozinhar por volta de 18 minutos na pressão, retire a pressão e junte a batata deixando em fogo baixo até o cozimento da batata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s