BOLO DE BANANA.

Postado por: Patrícia De Mauro e José De Mauro.

Depois do Bolo de Maçã, onde unimos minha “Tarte Tatin” com a massa de bolo da Patrícia decidimos fazer uma receita mais fácil, eliminando o ponto das maçãs que é o pior para acertar naquela receita. Decidimos então pela banana que não tem tanta necessidade de ponto certo do cozimento da fruta. Uma única observação, use bananas bem maduras, com a casca quase totalmente preta, costumo comprar bananas nanicas perfeitas e guarda-las enroladas em jornal até que fiquem no ponto certo acreditem, faz muita diferença É obrigatório utilizar uma forma de bolo antiaderente.

Ingredientes para 8 porções:

Para as bananas:

100 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

5 a 6 bananas bem maduras, veja comentário acima

Para o bolo:

3 ovos

1 xícara de leite

4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras de açúcar

2 ½ xícaras de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento químico

Modo de fazer:

Bananas:

Descasque as bananas e corte cada uma em 3 fatias no sentido do comprimento. Evite variar muito a espessura das fatias entre si.

Unte o fundo da forma onde for assar o bolo com metade da manteiga e polvilhe generosamente com açúcar. Forre esse fundo com as fatias de banana, cobrindo todo o fundo se necessário sobreponha um pouco as fatias. Sobre as fatias coloque o resto da manteiga cortada em nacos e despeje sobre tudo o açúcar restante formando uma camada igual sobre todo o conjunto. Coloque a forma sobre fogo médio e deixe cozinhar até que o açúcar comece a caramelizar. Reserve.

Massa:

Em uma batedeira bata em alta velocidade os ovos com o açúcar até formar uma mistura clarinha com a textura de uma omelete (fofa, espumosa – veja a foto do ponto), em velocidade baixa junte a manteiga e a farinha e bata por mais 4 ou 5 minutos até homogeneizar, junte então o fermento delicadamente, misturando bem com uma espátula.

Montagem:

Despeje essa massa sobre as bananas caramelizadas e leve ao forno preaquecido a 180 oC. Asse até a superfície da massa dourar e um palito de dente enfiado na massa sair seco. Com cuidado para não se queimar desenforne ainda quente.

Anúncios

Uma resposta para “BOLO DE BANANA.

  1. Flavia Rodrigues Gomes

    Nossa Uma Delicia Ainda Mais Essa Hora Do Dia..
    Parabéns Pati Você Arrasa.
    Beijinhoss Flá!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s