BOLO DE MAÇÃ.

Postado por: Patrícia De Mauro e José De Mauro.

A Patrícia faz uma massa de bolo bem gostosa e coloca frutas picadas e cozidas no açúcar no fundo da forma de assar. Eu faço uma torta de maçã – publicado em um post aqui sob o título “Tarte Tatin do Mauro” muito boa. Surgiu então a ideia de unir as duas receitas neste bolo – é obrigatório utilizar uma forma de bolo antiaderente. Acho que deu certo!

Ingredientes para 8 porções:

Para as maçãs:

100 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

3 maçãs verdes bem ácidas, compre as mais verdes que encontrar

Para o bolo:

3 ovos

1 xícara de leite

4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras de açúcar

2 ½ xícaras de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento químico

Modo de fazer:

Maçãs:

Descasque as maçãs, corte em quatro e retire os caroços, em seguida corte esses pedaços em fatias. Evite variar muito a espessura das fatias entre si. Um truque, caso as maçãs não sejam ácidas o suficiente esprema ½ limão sobre elas e misture bem. Não é a mesma coisa que maçãs ácidas mas ajuda.

Unte o fundo da forma onde for assar o bolo com manteiga e polvilhe generosamente com açúcar. Forre esse fundo com as fatias de maçã, do centro para fora, cobrindo toda o fundo mantendo-as o mais junto possível. Sobre as fatias coloque o resto da manteiga cortada em nacos e despeje sobre tudo o açúcar restante formando uma camada igual sobre todo o conjunto.

Coloque a forma sobre fogo médio e deixe cozinhar até que o açúcar comece a caramelizar. Fogo muito baixo cozinha demais as maçãs que perdem parte do sabor sem caramelizar o açúcar, fogo muito alto queima o açúcar antes das maçãs darem ponto, portanto vá com cuidado. Reserve.

Massa:

Em uma batedeira bata em alta velocidade os ovos com o açúcar até formar uma mistura clarinha com a textura de uma omelete (fofa, espumosa – veja a foto do ponto), em velocidade baixa junte a manteiga e a farinha e bata por mais 4 ou 5 minutos até homogeneizar, junte então o fermento delicadamente, misturando bem com uma espátula.

Montagem:

Despeje essa massa sobre as maçãs caramelizadas e leve ao forno preaquecido a 180 oC. Asse até a superfície da massa dourar e um palito de dente enfiado na massa sair seco. Com cuidado para não se queimar desenforne ainda quente.

Anúncios

2 Respostas para “BOLO DE MAÇÃ.

  1. LUCIA HORMANN

    MARAVILHOSO…

  2. Maçã não tem ‘CAROÇO’ tem sementes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s