TEMPERATURA E CHARUTOS.

Postado por: Joséc De Mauro.

Este texto é sobre charutos, portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.

Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito, mas não se proíbem os carros.

A maioria dos fumadores não controla a temperatura dos seus umidificadores. A importância da umidade e o alto custo do controle da temperatura dificultam essa prática.

Sei que charutos acondicionados de modo adequado e isolados da umidade sobrevivem a baixas temperaturas e ao congelamento, sei que as temperaturas de até 30oC eventuais também não parecem alterar o fumo. Mas o que aconteceria se conservássemos os nossos charutos em um desses extremos?

Já congelei charutos algumas vezes, para matar as larvas do gorgulho do tabaco. Depois de descongelados, ficaram frágeis, a capa trinca sem motivo e perderam parte de seu sabor evoluindo menos o que, para mim, significa que baixas temperaturas não conservam bem um charuto.

Em uma temporada no Norte do Brasil meus charutos ficaram expostos ao calor do ambiente, coisa de até 35oC por cerca de um mês, o primeiro efeito foi o aumento dos aromas em volta do umidificador indicando que as temperaturas elevadas retiram do charuto parte de suas qualidades, alem de favorecer o aparecimento do gorgulho do tabaco, outra praga que pode aparecer em temperaturas mais altas se combinadas com alta umidade é o mofo azul, que estraga o gosto do charuto de forma irreparável, caso ele apareça jogue os charutos afetados fora e limpe escrupulosamente seu umidificador.

Costumo manter meus charutos na faixa de temperatura situada entre 15oC e 23oC. Quando viajo e o umidificador fica por mais tempo fechado aproximo a temperatura do mínimo. Quando estou por perto e o consumo é intenso costumo deixá-lo entre 21oC e 23oC.

Embora nestas temperaturas o charuto demore mais para amadurecer e, portanto fique melhor por mais tempo gosto de fumá-los em temperatura mais alta. Nos dias mais quentes deixo que cheguem a temperatura ambiente antes de acendê-los e nos dias frios aqueço o charuto rolando com ele entre as palmas das mãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s