SAQUE KAMOTSURU SOKAKU DAIGINJO.

Postado por: José De Mauro.

Este texto é sobre bebidas alcoólicas. Lembramos que o seu consumo por menores de idade, menos de 18 anos, é proibido por lei assim como por motoristas de qualquer idade. Além disso é sempre bom lembrar que devemos beber com moderação.

Sou um bebedor de saque novato, tento aprender um pouco a cada dia, no caso de alcoólicos a cada noite, este saque é especial, o preferido pelo atual Imperador do Japão e eu tinha que prova-lo.

Situada em Hiroshima a Kamotsuru Shozu existe desde 1623 e produz sob este nome desde 1873. O nome composto por duas palavras pode ser lido de maneiras diferentes, Kamo nome da cadeia de montanhas de onde a fábrica recebe a água utilizada significa também “fazer amor – kamo(su), a segunda parte Tsuru é o nome de uma ave que os japoneses acreditam trazer boa sorte.

O saques da categoria Daiginjo são feitos com grãos de arroz polidos em pelo menos 50% de seu volume, ou seja apenas com o miolo dos grãos. A Kamotsuru se auto intitula como a primeira fabricante a produzir este tipo de saque, a fábrica mistura tecnologia e tradição, a fermentação é feita em madeira e não em tanques de aço inox e utiliza até hoje a mão de obra artesanal em grande parte do processo.

Nos EUA é vendido em lojas por cerca de US$100.00, aqui no Brasil é vendido em alguns poucos restaurantes, provei no Huto a R$550,00 a garrafa de 720 ml.

É um saque complexo e delicioso, com 16,6 % de álcool tem uma suavidade surpreende provei com a culinária japonesa caprichada do Huto mas acho que ele acompanharia com facilidade outros pratos de peixe, frango a até receitas mais simples de carne de porco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s