CAPA, CAPOTE E MIOLO, QUAL A INFLUENCIA DE CADA UM NO AROMA DO CHARUTO?

Postado por: José De Mauro.

Este texto é sobre charutos, portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.

Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito, mas não se proíbem os carros.

Este é um assunto bastante controverso no meio charuteiro. A título de exemplo a capa é apontada entre os livros que pesquisei como responsável por algo que varia de nenhuma influência a 50% de responsabilidade pelo aroma de um charuto.

Após desmontar, medir, pesar e calcular áreas e volumes de vários, uns 20 charutos, cheguei aos seguintes números:

A área da capa em um charuto médio (robusto) é de cerca de 3% da total, o capote fica com 5% e o miolo com os restantes 92%.

Optei por trabalhar com a área devido ao fato de que os 3 componentes são queimados em conjunto durante a fumada e pelo fato de área e volume se ligarem através de uma relação aritmética. Desprezei o peso devido ao fato da capa possuir um peso maior no final junto a cabeça, parte que não é fumada e portanto não influencia na queima.

Pelo cálculo temos então a supremacia absoluta do miolo no aroma do charuto, sendo que a capa e o miolo juntos não chegam a 10% da área. Agora vamos considerar os demais fatores.

Parte dos textos e a maioria dos envolvidos no processo de fabricação de charutos, que ouvi, me fazem crer que a escolha do capote além da resistência da folha leva em conta sua neutralidade em relação ao aroma do charuto em si, fazendo com que a escolha recaia sobre folhas menos aromáticas e portanto diminuindo sua importância no conjunto.

Ao mesmo tempo a capa que tem uma participação pequena na área fica em contato maior com a boca do fumador e portanto influencia mais o sabor do conjunto. Existe ainda um outro fator envolvido, alguns cubanos ligados a Habanos S. A. costumam deixar que a saliva molhe a cabeça do charuto durante a fumada o que segundo eles aumenta a sensação de sabor da capa. Temos então que imaginar a participação da capa dependendo da maior ou menor umidificação ocorrida. Desconsiderei o fator corte que no uso de um furador influenciaria a favor da capa, para todos os efeitos os charutos foram cortados com guilhotina no ombro da peça.

De qualquer modo o grande responsável pelo aroma, combinação do odor e do sabor do charuto a ser fumado é o miolo e creio que esta influência aumenta ao longo da fumada, tanto pela perda de sabor da capa quanto pela impregnação do miolo pela saliva e do charuto pela fumaça.

Gostaria portanto de propor a tabela de participação nos aromas abaixo:

Coeficiente Capa Capote Miolo
Área cálculada 3% 5% 92%
Charuto capa sem molhar inicio 28% 1% 71%
Charuto capa sem molhar final 14% 1% 85%
Charuto capa molhada inicio 40% 1% 59%
Charuto capa molhada final 21% 1% 78%
Média 26% 1% 73%
Anúncios

3 Respostas para “CAPA, CAPOTE E MIOLO, QUAL A INFLUENCIA DE CADA UM NO AROMA DO CHARUTO?

  1. E quando o capote é feito de papel ( celulose)? como por exemplo: charutos Villiger Premium, e tantos outros.

    • Na prática somente os charutos fabricados totalmente com fumo natural inclusive sem o uso de aditivos quimicos ou de outro tipo na maturação das folhas podem ser chamados de charutos. Os produtos que tem a capa feita em papel são na verdade cigarrilhas, mesmo que a embalagem diga diferente. Quanto aos produtos que utilizam compostos de qualquer origem para maturação das folhas, aromatização ou outro fim devem ser apenas tratados como lixo, assim como os charutos falsificados.

    • Em complemento a resposta anterior no caso das cigarrilhas o peso de cada componente no sabor dependerá muito mais da composição quimica de cada componente do que de seu volume relativo no conjunto.
      Pode ser uma experiência interessante abrir com uma faca uma dessas cigarrilhas e provar, primeiro mascando um pedaço de cada componente e, em seguida queimando outro tanto para aspirar a fumaça, creio que aprederiamos muito com isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s