BACALHAU AO ALHO E ÓLEO COM CREME DE ASPARGOS VERDES.

Postado por: José De Mauro.

Esta receita é complicada, requer uma série de preparações que se juntam no final para montagem do prato. O creme de aspargos só funcionou com a mistura dos componentes aqui listados, o creme foi desenvolvido para outro prato e acabou se dando bem com o bacalhau. Creio que poderia ser feito apenas com aspargos verdes frescos mas com algum tempero para chegar no sabor conseguido pela mistura. A receita é descrita na ordem em que foi preparada pela Patrícia.

Ingredientes para duas porções:

Saladinha de tomate:

2 tomates grandes

½ dente de alho

Azeite extravirgem

Sal a gosto

Creme de aspargos:

5 hastes de aspargos verdes frescos

½ vidro de aspargos verdes na brasa La Pastina

Azeite extravirgem

Sal se necessário

Bacalhau:

½ quilo de lombo de bacalhau dessalgado em posta

6 dentes de alho

Sal se necessário

Pimenta do reino a gosto

½ colher de café de açúcar

Azeite extravirgem

Modo de fazer:

Saladinha de tomate:

Retire as sementes dos tomates e corte-os em cubos, pique o dente de alho bem miúdo, misture tudo em um recipiente, tempere com o sal e regue com um fio de azeite, deixe descansar por pelo menos meia hora para curtir.

Creme de aspargos:

Corte os aspargos, frescos e em conserva em pedaços, separe duas pontas dos aspargos frescos para enfeitar o prato. Leve o resto dos aspargos ao fogo e refogue no azeite, se necessário acerte o sal. Passe os aspargos para um recipiente adequado e com ajuda do mixer faça um creme denso, reserve.

Cozinhe as pontas de aspargos em água fervendo, retire-as “al dente” e deixe descansar em um recipiente com água gelada para mante-las bem verdes.

Bacalhau:

Divida o lombo em dois pedaços iguais, retire com cuidado as espinhas, mantenha a pele para não desfazer, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino. Corte os dentes de alho em fatias. Coloque duas frigideiras no fogo com o azeite, em uma refogue levemente o alho, sem deixar escurecer e na outra caramelize levemente o açúcar e frite o bacalhau até dourar. Passe o bacalhau com a pele para baixo para uma forma refratária, cubra com o alho, regue com o azeite do alho e leve ao forno aquecido, 200 oC durante cerca de 30 minutos.

Montagem:

Coloque o creme de aspargos no prato formando a cama, sobre ela coloque a posta de bacalhau com o alho regue com o azeite, ao lado coloque parte dos tomates e sobre eles as pontas de aspargo cozidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s