PEITO DE FRANGO COM REQUEIJÃO (COMUM).

Postado por: José De Mauro.

A maioria das receitas que faço são fáceis, utilizam uma ou no máximo duas panelas, aceitam a troca de ingredientes e suportam mais ou menos excessos de cozimento ou temperatura. É bom, porém, ressaltar que feitos com critério os pratos se tornam mais apetitosos e que mesmo uma receita fácil pode ter um final diferente se for executada com os devidos cuidados. Quem discordar que tente fritar um ovo!

Esta receita é fácil embora exija um certo esforço pelos detalhes necessários para atingirmos seu potencial, conservar o gosto e a textura da carne do peito de frango e dos demais componentes é um trabalho de arte. Ultimo recado, antes da receita, a Patrícia não gosta muito de Catupiri e portanto costumo adaptar as receitas que levem esse ingrediente de modo a evita-lo, assim como fiz neste prato.

Ingredientes para 3 porções:

600 gramas de filé de peito de frango, Korin ou outro que escape do cheiro e gosto estranhos dos frangos de granja

3 dentes de alho descascados e laminados bem fino

6 ramos de tomilho fresco, só as folhas

1 copo de requeijão comum

Cravo em pó a gosto

Flor de sal a gosto

Pimenta branca moída na hora a gosto

Azeite extravirgem o quanto baste

Modo de fazer:

Lave e seque bem os filés de frango, com auxílio de uma boa faca retire todas as nervuras, peles e vestígios de ossos e gordura da carne. Corte então a carne em pequenos bifes com cerca de meio centímetro ou menos de espessura e cerca de 2 a 3 centímetros de tamanho.

Em uma frigideira grande coloque um pouco do azeite e refogue o alho sem deixar que escureça, por se tratar de um prato de sabor delicado este item é fundamental, veja observação no final deste post. Acrescente os bifinhos de frango ao azeite, que deve estar bem quente, e refogue mexendo sempre até que estes cozinhem por igual mas sem escurecer. Como o prato é terminado no forno cozinhe o filé o menos possível nesta fase. Tempere com a flor de sal, a pimenta, as folhas de tomilho e o cravo em pó, misture bem e deixe descansar por alguns minutos.

Com uma escumadeira passe os pedaços de frango para uma forma de forno que possa ir a mesa. Verifique os temperos, regue com um fio de azeite e cubra com uma camada uniforme de requeijão. Leve ao forno bem quente por 20 a 30 minutos para gratinar, sirva em seguida com arroz branco ou outro acompanhamento neutro.

Observações:

– Para que o alho cortado fino não escureça ou queime podemos utilizar duas técnicas, a primeira é manter sobre o fogão uma forma cheia pela metade com água fria, onde a frigideira se encaixe com folga, quando o alho atingir o ponto desejado retiramos a frigideira do fogo e colocamos com cuidado nessa forma, de modo a esfriar o fundo e parar o cozimento, a outra maneira, que utilizo é afastar a frigideira do fogo antes do ponto e esperar que o azeite pare de borbulhar, se ainda não chegou lá retorne a frigideira ao fogo retirando quando o azeite voltar a borbulhar, repita o processo se necessário.

– A quantidade de cravo em pó é aproximadamente o dobro ou o triplo da quantidade de pimenta branca. Trata-se de um prato com sabores suaves portanto aqui menos é mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s