TABELA DE EQUIVALENCIA ENTRE MILÍMETROS E POLEGADAS.

Postado por: José De Mauro.

Depois da publicação da tabela de equivalência de dimensões dos charutos que traz um parâmetro entre essas medidas em milímetros e polegadas várias consultas apareceram no motor de busca do Retrogosto sobre a conversão de milímetros e polegadas. A partir daí decidi publicar uma tabela de conversão entre as medidas do Sistema Métrico e as medidas do Sistema Inglês, chamado nos Estados Unidos de Sistema Imperial, polegadas e pés basicamente.

O Sistema Imperial é um sistema de medidas baseadas no valor da polegada e seu múltiplo o pé e foi criado por volta do ano 1060 DC pela junção do Sistema Anglo-Saxão antigo e do Sistema Romano de medidas, sendo definido em lei a partir da Carta Magna Inglesa em 1215 DC, sendo modificado algumas vezes posteriormente.

Seu maior inconveniente está em usar frações ordinárias como submúltiplos, o que dificulta em demasia seu aprendizado e restringe em parte sua precisão. Imaginem a dificuldade em somar ¼” com ½” (um quarto de polegada com meia polegada) ou se a soma tiver de ser feita entre “um cento e vinte e oito avos de polegada” e “um duzentos e cinquenta e seis avos de polegada”…

O Sistema Métrico surgiu na França em 1791 DC e utiliza a subdivisão decimal, muito mais cômoda e de fácil aprendizado. Hoje exceto em áreas mais tradicionais e restritas – charutos, por exemplo – utilizamos apenas o Sistema Métrico.

Nas tabelas abaixo indico os valores exatos de equivalência bem com os valores aproximados- arredondados – mais fáceis de avaliar.

OBSERVAÇÃO: Apesar do que eu escrevi acima sobre a dificuldade de aprendizado da polegada por se tratar de frações ordinárias é bom lembrar que a base dessas frações coincide com o binário que é a linguagem básica dos computadores e portanto pode inverter a visão sobre o assunto.

#retrogosto #tabeladeconversão #polegadas #milimetros #metros #milimetrospolegadas #polegadasmilimetros

Post da equivalência para charutos:     https://retrogosto.wordpress.com/2011/05/16/charutos-tabela-de-equivalencia-polegadas-milimetros/

7 Respostas para “TABELA DE EQUIVALENCIA ENTRE MILÍMETROS E POLEGADAS.

  1. muito util

  2. muito util

  3. MEGA UTIL!!

  4. Nagato Nakashima

    Obrigado, a tabela foi importante para o meu trabalho.

  5. ESTA TABELA É REALMENTE MUITO ESPECIAL

  6. Edson Carvalho

    Olá retrogosto, essa tabela me foi mioto útil. Eu usava um jogo de chaves hexagonais com medidas em polegadas, e sempre tinha problema com as cabeças dos parafusos. Após comprar um jogo em milímetros resolvi o problema.
    Muito obrigado amigo!!!!

Deixe um comentário