SARDINHA FRITA – O CROCANTE PERFEITO.

Postado por: José De Mauro.

Eu sabia que este dia viria, desde a primeira vez em que comi a sardinha frita no Rio de Janeiro tinha certeza que um dia eu compraria sardinhas e iria frita-las atrás da receita da sardinha perfeita.

Enquanto esse dia não chegava pesquisei receitas, raras e esparsas além de desencontradas, tentei tirar dos sabores da minha última visita os temperos… e fomos ao sacrifício.

Sábado de carnaval, pouca gente na cidade fui, com a Patrícia, ao Mercado Municipal de Pinheiros onde compramos entre outras coisas 1 quilo de sardinhas, cerca de 16 peixes, trazidos para casa semi limpos, quase sem escamas e sem as vísceras.

Para efeito de cálculo o consumo por pessoa varia entre 3 e 5 sardinhas fritas, embora meu record tenha sido de 7 unidades em um dia de muita fome.

Apesar de ter quase certeza da receita aproveitamos para brincar um pouco com as sardinhas e fizemos 4 tipos de empanado, além de um prato enorme de camarões empanados:

Sardinha empanada em fubá, cor amarela dourada, muito bonita porém não crocante, deixa o peixe com sabor amargo.

Sardinha empanada em farinha de tempura bonita, crocante mas a farinha queima fácil, peixe sem consistência.

Sardinha empanada em fubá e farinha de mandioca misturadas, melhor que as anteriores porém consistência inadequada.

Sardinha empanada em farinha de mandioca, demora mais para fritar, textura adequada, crocante e peixe consistente.

Vamos a receita, ingredientes para 2 porções:

½ quilo de sardinhas frescas, cerca de 8 peixes, peça na peixaria para que sejam limpos, diminui o trabalho e a sujeira.

½ limão siciliano, só o suco

Sal a gosto

Farinha de mandioca fina crua para empanar, cerca de 150 gramas

½ litro de óleo de boa procedência para fritar

Modo de fazer:

Começarei por uma recomendação, mantenha as sardinhas sempre resfriadas, a carne deste peixe é muito macia e em temperatura ambiente praticamente se desfaz na nossa mão. Mantenha os peixes na geladeira entre as operações de preparo e após frita-las consuma o mais rápido possível.

Mesmo que os peixes tenham sido limpos na peixaria lave-os, retire as escamas que ainda existam e prepare as sardinhas para que fiquem abertas e sem a espinha central e as espinhas maiores, conforme mostrado nas fotos, o uso da faca não é necessário se você tiver alguma prática com peixes. Escorra bem, pressionando levemente com as mãos para retirar o máximo de água possível. Em seguida tempere com o sal e o suco de limão, deixe descansar coberto por filme plástico na geladeira por cerca de 10 a 15 minutos. Enquanto isso aqueça o óleo em uma panela alta, caso não tenha um termômetro use um fósforo jogado no óleo para determinar a temperatura de fritura, quando o palito acende está no ponto.

Tire os peixes da geladeira e comece a empana-los na farinha de mandioca, primeiro os que estão por baixo, estão mais úmidos e a farinha vai aderir melhor, em seguida coloque as sardinhas no óleo quente, com a pele para baixo, e frite até dourar, evite colocar muitos peixes em cada vez. Quando atingirem o ponto retire e deixe descansar sobre toalha de papel para secar o excesso de óleo, sirva num guardanapo de papel, com um bom molho de pimenta e um chopp bem gelado.

Na foto acima da esquerda para a direita em duplas: farinha de mandioca, fubá puro, farinha de mandioca e fubá e farinha de tempurá.

Fritar as sardinhas com a pele para baixo facilita para verificar o ponto certo da fritura pois a pele de cores variadas engana um pouco. Se empanar algumas sardinhas em farinha de tempura frite-as por último, a farinha solta facilmente dos peixes e queima rápido no óleo quente deixando um cheiro forte.

Texto adicionado em 28/03/2011 por José De Mauro: Em São Paulo o Bar da Dona Onça, no térreo do Edifício Copan, Avenida Ipiranga, 200 serve uma sardinha frita que embora diferente chega perto do crocante desejado, custa R$ 26,00 a porção de 3 peixes. Não tem chopp mas a cerveja é bem gelada.

About these ads

35 Respostas para “SARDINHA FRITA – O CROCANTE PERFEITO.

  1. Amigo, vou fazer a receita de apenas farinha de mandioca… vamos ver o que vira! abraço

  2. laerte teixeira vieira

    amigo bar da DONA ONÇA 26.00 reais porçao de 03 peixes.
    e sardinha, garoupa ou cherme. desculpe mas no rio de janeiro isto
    e preço de peixe nobre.
    um abraço laerte vieira

    • Aqui em Sampa também, por 26 reais você come um bom pf com file de pescada com direito a sobremesa e troco, mas sabe como é as vezes o nome vale mais do que o prato. Quando quero comer sardinha frito em casa ou aproveito quando estou a trabalho ai no Rio e pago 1,50 por peixe. Um abraço e obrigado pelo comentário.

  3. gente amo peixe mas nao sei fazer sempre me atrapalho um pouco mas vou tentar esta me parace ser boa beijoss

  4. vou fazer empanada no fubá….fica bom tambem

  5. Aqui no rio come-se uma piranha por 26 reais.brincadeira a parte,gostei da receita,é bem simples.abraço a todos

  6. meu amigo por 26 reais vou na churrascaria e o troco ainda da pra uma cervejinha mas tem trouxa pra tudo boas vendas

  7. ammmmeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  8. para empanar : metade farinha de trigoX metade amido de milho, fica cequinho e nao rouba o sabor do peixe

  9. ALEXANDRE MARTINS

    Tudo tem seu preço relativo…é claro que se forcomer o paeixe em casa sai barato. Aliás tudo funciona assim: seja feijoada, camarão, lagosta, bolinho de bacalhau,etc… mAS VAMOS COMBINAR, O QUE ESTÁ EM JOGO É O CHARME, O AMBIENTE, O QUEBRAR A ROTINA. . ENTÃO, PREZADOS AMIGOS FAÇAMOS IGUAL AO FAGNER NOS ACONSELHA NA MÚSICA: DEIXEMOS DE COISA E CUIDEMOS DA VIDA, POIS SE NOS CHEGA A MORTE OU COISA PARECIDA E NOS ARRASTA MOÇO SEM TER VISTO A VIDA… VALEU.

  10. Katarina Baicere

    José de Mauro, amo cozinhar! Obrigada pelas dicas; hj mesmo vou preparar umas sardinhas fritas seguindo suas sugestões. Deus o abençoe!

  11. Vou exprimentar vamos ver obrigado pela dica

  12. Cara… bom D+, parabéns pelo post. Deu muito certo com a farinha de mandioca. Usei lemon pepper tb. Abs!

  13. ki delicia!!

  14. Bem amigos cada um tem uma receita, a minha eu costumo adicionar um pouco de bicarbonato de sódio tanto no fubá quanto na farinha de trigo,deixa o peixe sequinho e crocante…uma delicia!!!

  15. O fuba amarga mesmo tem razao, vou usar farinha de mandioca fina, mas nao passa no ovo? Obrigado

    • Não, sem ovo, a sardinha temperada possui umidade suficiente para a aderência da farinha e qualquer elemento adicional muda o gosto final. Única dica é não enfarinhar as sardinhas muito antes da fritura pois a casca fica mole e compromete o resultado.
      Costumo ir passando as sardinhas na farinha minutos antes de frita-las.

  16. passe o peixe na farinha de trigo, após em ovo cru(batido) e a seguir na farinha de rosca, após frite, fica ótimo.

  17. Valeu!!! É sempre bom contar com algumas dicas! Abs

  18. Pietra Alexandra

    para frango empanado posso usar esse passo a passo tambem ?
    gosto do frango bem crocante por fora e macio por dentro, mas nao sei como fazer.
    Obs!

  19. leticia araujo

    vou esprementar pra ver comofica bjos

  20. Carlos Casado Lima

    experimentem com farinha de rosca

  21. Com farinha de trigo não dá certo? Vc já testou? Obg!

  22. ficou ótima!!! obrigada pela dica!

  23. Vou fazer agora, acabei de comprar na feira 6 sardinhas por 3 reais. Amo sardinha frita e vou experimentar sua receita. Valeu!

  24. Excelente receita, amei!! Como não tinha óleo de amendoim em casa (é barato na minha região) acabei usando um óleo de coco que estava parado (ai a sardinha ficou com gosto de coco), mas mesmo assim deliciosa!! Vou tentar com óleo de amendoim agora, deve ficar melhor ainda. Obrigado pela dica José!

  25. Vou fazer pela primeira vez sardinha frita. Vamos ver como vai ficar!!! Gostei da recita pois é bem simples, vai facilitar minha vida, já que acordei 12:00 rsrs. Abraço e ótimo domingo!!!!

  26. Ótimas dicas, ficou uma delícia!!!

  27. JOSE MAURO l 10/12/2013 as 22:26 l Resposta

    Valeu a dica pois já fiz várias vezes e não ficou boa vou tentar esta tua dica.

  28. Olá meu amigo , aqui no rio uma porção de sardinhas frita vem em média 17 unidades e super crocante e ainda acompanha tomate , cebola e limão por 32,00 reais . Sardinha da Divina em Campo Grande Rio de Janeiro.

  29. Muito obrigado José de Mauro…fiz a sua receita de sardinha com farinha de mandioca crua fina, ficou um espetáculo agradeço demais pq sempre que fazia ficava uma inhaca rsrsrs não dava certo…

  30. vou fazer hj, sou meia tosca na cosinha mas to confiante… amo peixe!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s